Gauchão 2023

Nos pênaltis, Grêmio vence o Ypiranga e está na final do Campeonato Gaúcho pelo sexto ano seguido

Tricolor saiu perdendo no começo do segundo tempo, mas buscou a virada com gols de Thaciano e Bruno Alves

Foto: Lucas Uebel AI GFPA - Imortal superou o Canarinho por 2 a 1 no tempo normal e por 5 a 4 nas penalidades

O Grêmio é o primeiro finalista do Campeonato Gaúcho 2023. Neste sábado (25) o Tricolor venceu o Ypiranga por 2 a 1 no tempo normal e por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, na Arena, e carimbou a vaga para disputar a sexta final consecutiva de Estadual. 

Após perder em Erechim por 2 a 1, a equipe gremista entrou em campo buscando o ataque a todo momento para tentar anular a desvantagem no placar agregado. Já o Canarinho não se intimidou por jogar como visitante para um público de quase 40 mil torcedores e também tentava jogar. 

Chances perdidas

Com vários desfalques, a equipe do técnico Renato Portaluppi não conseguia se impor como em outras partidas em 2023. Mesmo desorganizado ofensivamente, o Grêmio perdeu várias chances. No primeiro minuto, Thaciano arriscou de fora e o goleiro Caíque espalmou. Na sobra, Suárez chutou para fora. 

O Tricolor ainda perdeu oportunidades em chutes de Galdino, Suárez, Thaciano e Bitello. Além da falta de pontaria, o goleiro Caíque apareceu com boas defesas, mantendo o placar em 0 a 0 no primeiro tempo. 

Drama na Arena

Com problemas no meio-campo, Renato mexeu no intervalo. Entrou o criticado Thiago Santos no lugar de Galdino. Se o Grêmio não conseguia marcar um gol para anular a vantagem do Ypiranga, viu a tarefa ficar ainda mais complicada logo no começo da etapa final. Aos oito minutos, em uma saída errada de Bruno Alves, Mossoró recuperou a bola e arriscou o chute de fora da área. A bola desviou em Bruno Uvini e entrou no ângulo do goleiro Adriel: 1 a 0.

O resultado obrigava a equipe da casa a virar para levar para os pênaltis. Com um clima tenso na Arena, não demorou muito para o Tricolor deixar tudo igual e voltar para o confronto. Aos 15, após escanteio curto, Bitello cruzou na área e Thaciano se antecipou ao goleiro Caíque, e de cabeça, deixou tudo igual.

Após o empate, o Grêmio passou a tomar conta do jogo e pressionar sem parar. Já o Ypiranga não tinha a mesma força do primeiro tempo e só ameaçava nos contra-ataques. Renato colocou Gustavinho, Diego Souza e Cristaldo. Thiago Santos foi um dos que deixou o campo. O volante vinha sendo vaiado toda vez que tocava na bola. No total o jogador ficou 23 minutos no jogo.

Depois de tanto insistir, a virada gremista chegou as 33 minutos. Em cobrança de escanteio, Bruno Alves ganhou no alto de Ronald e cabeceou com força, sem chances para Caíque: 2 a 1. 

Precisando de mais um gol, o Imortal seguiu pressionando até o apito final, mas não conseguiu marcar o terceiro e o confronto foi mesmo para as cobranças de pênaltis.

Adriel garante a classificação

Experiente cobrador, Reinando abriu as cobranças chutando no travessão. Gedeilson também parou na trave. As duas equipes foram convertendo até a quarta série. Suárez acertou a sua cobranças, mas Ralph parou em Adriel. 

Coube a Diego Souza definir a classificação, mas o experiente centroavante chutou no travessão. O goleiro Caíque soltou uma bomba e deixou tudo igual, levando a decisão para as cobranças alternadas. Na sétima série, Gustavinho fez para o Grêmio, mas Jhonatan Ribeiro chutou e Adriel defendeu, garantindo a classificação para a final do Campeonato Gaúcho por 5 a 4.

Próximo jogo

Atual pentacampeão, o Grêmio aguarda o classificado entre Inter e Caxias, que se enfrentam neste domingo, às 18h, no Beira-Rio. As finais acontecem nos dois próximos sábados, dia 1º e 8 de abril.

Ficha técnica 

Grêmio (2): Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thaciano (Gustavinho, 35' 2ºT), Bitello, Everton Galdino (Thiago Santos, Intervalo) (Cristaldo, 23' 2ºT), Vina (Diego Souza, 23' 2ºT) e Ferreira (Zinho, 15' 1ºT); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi. 

Ypiranga (1): Caíque; Gedeilson, Islan, Windson (Ronald, 8' 1ºT) e PK (Gustavo Nogy, 23' 2ºT); Lorran, Mossoró, Matheuzinho (MV, 15' 2ºT), João Pedro (Ralph, intervalo), Barbio (Jhonata Ribeiro, 15' 2ºT) e Erick Farias. Técnico: Luizinho Vieira. 

Gols: Mossoró, aos 8' 2T (Y); Thaciano, aos 16' 2T e 32' 2T e Bruno Alves (G). 

Cartões amarelos: Reinaldo (G); PK e Erick Farias (Y). 

Árbitro: Douglas Silva. 

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por repercussão negativa, direção xavante recua sobre a recuperação judicial Anterior

Por repercussão negativa, direção xavante recua sobre a recuperação judicial

Pelotas disputa jogo-treino contra o Monsoon no Parque Lobão Próximo

Pelotas disputa jogo-treino contra o Monsoon no Parque Lobão

Deixe seu comentário